Muita gente critica, há quem diga que não gosta, outros dizem que é muito bom mas todo mundo ouve o bom e velho Pop. Mas..o que é exatamente esse Pop?
Na verdade a definição ainda é meio obscura, o estilo popular se caracteriza pela simplicidade nas letras, harmonias e arranjos, o que torna a obra mais fácil de ser interpretada e mais facilmente consumida; daí vem o caráter mais comercial das músicas desse estilo. Ainda sim as definições como estilo musical em si ainda são obscuras, é justamente aí que reside o encanto dessa música.
O ritmo em questão (se é que podemos defini-lo assim) é extremamente mutável, bebe da fonte dos mais variados ritmos. Indo das raízes da música negra passando pelo gospel e até usando elementos do clássico, o estilo se reinventa a cada geração. Podemos pegar como exemplo Madonna, as músicas já flertaram com elementos eletrônicos, R&B, soul, e se mantendo Pop em sua essência; Michael Jackson era intimamente influênciado pelo rock e pelo funk e ainda sim mantém o título de o Rei do Pop até depois de sua morte.
Nos últimos 10 anos tal estilo vem cada vez mais se 'eletronizando', é a tendência futurista do século XXI, principalmente com a vertente mais House e Eletro. Uma verdadeira febre de músicas eletropop surgiram depois que Lady Gaga se tornou fenômeno mundial e daí vários outros artistas adicionaram elementos hi-tec à sua obra. Não que eletropop ou dancepop tenham surgido com ela, muito pelo contrário, o auto-tune já aparecia no album de Nsync, por exemplo, no ano de 2000; mas agora os efeitos eletrônicos estão muito mais difundidos.
A influência é tão forte que grupos e cantores já consolidados em outros ramos apelaram para o dance/eletrônico pra alavancar a carreira, um claro exemplo disso é o Black Eyed Peas. O grupo já era mundialmente conhecido como um conjunto de hip-hop, claro que influenciado por outros estilos e guiados pelo pop, mas nos dois últimos álbuns tudo virou de ponta cabeça e restaram poucos vestígios do antigo black, agora está tudo mais do que eletrônico, das músicas ao visual.
As cantoras Beyoncé e Taylor Swift são exemplos de como enveredar por outros caminhos sem deixar de ser comercial; Bee trabalha suas músicas mais próximas à raiz do R&B contreporâneo e Taylor ao Country e nem por isso deixam de ser pop.
O fato é que estilo mais camaleônico não há, e você o que acha disso? Qual o próximo passo desse dirty pop?
1 comentários:
Já adicionamos vocês no nosso Blogrool. Esperamos também ver em seu blog nosso site. Ah, e fizemos uma postagem sobre seu blog. Depóis dá uma conferida.
Postar um comentário