terça-feira, 19 de abril de 2011

Papo Cabeça: Os Novos Desafios da música

Já tentou imaginar uma estratégia de comunicação hoje em dia sem o uso da internet? Dificil, não é? O que seria de Lady Gaga sem a ajuda do twitter e milhões de acessos em seus clipes no Youtube? Não só o ela mas como todos os cantores e bandas atuais usam a tecnologia para difundir seu trabalho pelo mundo.

A ferramenta internet é tão forte que é capaz de descobrir talentos que hoje se tornaram fenômeno Teen, como é o caso do cantor Justin Bieber que divulgava seus vídeos cantando cover de outros artistas e foi descoberto e apadrinhado por Usher. Rebecca Black com seu Hit cybernetico Friday também é outro exemplo de como a internet pode alavancar a música, sendo ela boa ou não (mas aí é outra história). O fato é que a tecnologia aproxima artistas e público de uma maneira tal que é possível escolher a próxima música de trabalho, conversar com os produtores sobre trabalhos em andamendo, divulgar o novo single para todo o mundo simultaneamente com direito a virgília do fãs e tudo mais.

A tecnologia influencia a música desde sua produção, nas estudios de gravação, técnicas de mixagem etc., até em seu estilo em si com a música eletrônica dominando o topo das paradas e ditando o estilo do "novo pop" (isso é tema para outro post); até o mercado fonográfico, que se mostrava soberano e sólido no inicio dos anos noventa, com seus recordes de vendagem de milhoes de cópias, hoje se mostra altamente fragilizado com o advento da internet e a difusão gratuita dos materias on line, fazendo com que as gravadoras pensem em outros métodos pra ganhar dinheiro.

Para se ter uma idéia geral em número de cópias vendidas, em 1999 Britney Spears vendeu mais de 30 milhões de cópias ao redor do mundo com seu álbum de estréia "Baby One More Time", em e seu álbum mais recente "femme falate" vendeu até o inicio de abril cerca de 250 mil cópias nos EUA e é considerado um sucesso, daí podemos ver como o parâmetro mudou.

Então surge um novo desafio: como vender música nos dias atuais. O itunes já é uma alternativa viável onde os internautas podem baixar as faixas pagando uma pequena quantia, mas ainda sim o download ilegal e gratuito ainda impera na rede de computadores. Então fica o questionamento até onde a internet e as novas tecnologias ajudam os artistas e a partir de quando começam a prejudicar? Vale a pena pensar um pouco

Bem-vindos a nova coluna do UltraMegaPop, o Papo Cabeça! Comentem, deixem suas opiniões.

3 comentários:

Vieira disse...

Tem o http://www.escute.com/
Será que populariza?

Gustavo Henrique dos Santos disse...

Só boas impressões digitais, nessa bem feita interface digital do ultramegapop. Parabéns!
Aconselho visitar o perfil do Clube da Clava.

PAUL disse...

oie to te seguindo me segue ai meu blog é http://planace.blogspot.com

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...