quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Los Planos en Español de Nelly Furtado

A cantora Canadense Nelly Furtado está lançando seu primeiro trabalho totalmente em espanhol denominado "Mi Plan". A intérprete já tinha flertado com os latinos em seu último álbum numa parceria com Juanes e agora se integra totalmente a essa vertente num cd que remete ás origens mais 'cult' da cantora.

O álbum inicia-se com o primeiro Single "Manos Al Aire" que já foi comentada aqui no Ultramegapop. "Más" é uma música pop midi-tempo, suave e ótima pra ser ouvida, com leves batidas e interpretação tranquila.

A faixa título do CD "Mi Plan" jah começa a mostrar as influências realmente latinas do cd, sutis toques de violões espanhóis numa batida simples, essa música conta com a participação de Alex Cuba que co-escreveu boa parte das canções do álbum.

"Sueños" é uma balada acústica, parceria com Alejandro Fernandes, bela canção romântica cheia de swing. "Bajo otra luz" tem batidas legais, com entradas eletrônicas e latinas mas tem um refrão irritante e um final repetitivo que não chegam a prejudicar o andamento da música , esta faixa conta com a composiçao e a participação de Julieta Venegas.

"Vacación" conta com um arranjo de acordeon que lembra as cúmbias típicas da américa latina, dançante e com melodia que agrada aos ouvidos.

"Suficiente Tempo" foge um pouco do óbvio de um cd em espanhol, que seria a influência da música latina, e investe em um pop pra dançar. "Fuerte" é bem original mesclando violas com uma batida sombria de influência R&B resultando numa das faixas mais legais do álbum, tem pariticipação de Concha Buita e seus vocais que a gente encontra naquelas músicas de salsa, cumbia e afins, resultando numa mistura bem diferente.

"Silencio" é um dueto com o cantor pop/lírico Josh Grobman, uma baladinha que mistura os vocais clássicos do cantor com o apelo pop de Nelly. Outra na linha romântica é "Como Lluvia" que não chega a ser chata, mas não é das melhores; conta com os vocais de Juan Luis Guerra.

A suposta última faixa de "Mi Plan" é "Feliz Cumpleaños", faixa midi-tempo pra encerrar o cd bem suavemente e com dor de cotovelo, "Fantasmas" é a faixa que vem escondida no finalzinho do álbum e realmente fecha com chave de ouro a obra, com batidas pop e riffs de guitarra, tudo bem pra cima.

"Mi plan" é um ábum bem coeso, muito bem produzido em sua simplicidade, foge do óbvio até certo ponto e retoma uma Nelly Furtado mais preocupada com suas letras e o acabamento de sua obra deixando de lado aquela fase popozuda cachorrona que lhe rendeu muito sucesso. Agora Nelly furtado não é mais desleixada como no inicio da sua carreira mas também não chega a ser overproduced, parecendo que realmente achou o ponto certo em seu visual. Na Música retoma as influências folk/pop reavendo seus antigos fãns.

No próximo ano "Mi Plan" ganhará sua versão em inglês.

Preço Médio: R$29,90

1 comentários:

Mattheus disse...

Lembrando que na música Bajo Otra Luz, tem a participação também da cantora La Mala rodriguez e que o acordeon de influências mexicanas, foi tocado pela Julieta Venegas!

O disco é muito bom!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...